Pontos turísticos

PRAIAS E LAGOAS

Praia de Itaúna. Foto: Andrei Sandher.PRAIA DE ITAÚNA – CAPITAL NACIONAL DO SURF

Ideal para quem quer agitação ao lado dos quiosques e do ponto dos surfistas e para quem quer tranqüilidade e uma praia quase deserta fora desses pontos. “A Praia de Itaúna faz parte do circuito oficial dos torneios nacionais e internacionais de Surf. Durante todo o ano é o point máximo de Saquarema.”
Extensão aproximada: 1,5 km

PRAIA DA VILA

Ideal para quem curte a agita ção dos quiosques, bares e restaurantes. Águas limpas e boas ondas numa paisagem tropical.
Extensão aproximada: 1 km

PRAINHA
Localizada entre a Praia da Vila e Itaúna, ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Nazareth, encanta a todos por sua beleza.

PRAIA DE VILATUR
Próxima a lagoas e trilhas em vegetação de restinga. Começa na APA(área de proteção ambiental) de Massambaba e termina na Lagoa Vermelha. 

PRAIA DE JACONÉ
Ótima para pesca esportiva, de linha ou mergulho.
Extensão aproximada: 7 km 

PRAIA DE MASSAMBABA
Área de preservação ambiental. Ideal para o turismo ecológico.
Extensão aproximada:10,5 km

LAGOA DE SAQUAREMA
Com águas salgadas.é boa para a pesca e prática de esportes náuticos. Pode ser admirada do Morro da Cruz (parada obrigatória para fotos e filmagens).
Extensão aproximada 17km. A largura é variável.

LAGO DE ÁGUA MINERAL
No alto da Serra de Mato Grosso, para os amantes das trilhas ecol ógicas, um pequeno lago de surpreendente beleza. 

LAGOA DE JACONÉ
Ao redor h á vegetação típica de mangues e brejos.Entre o mar e as montanhas, mais uma dádiva da natureza. 

LAGOA DE JACAREPIÁ
Única de águas doces na Região dos Lagos (embora seja próxima ao mar) É um santuário ecológico, com espécies raras ou em via de extinção tanto na fauna (lontras e jacarés de papo amarelo) quanto na flora (orquídeas, bromélias, begônias, canela, imbu-pimenta e gravata) 

LAGOA VERMELHA
Complexo lagunar composto por três lagos ligados por um canal, cercados por salinas e bela vegetação repleta de bromélias e outras espécies.É considerada excelente para banhos medicinais , devido a sua alta concentração salina e pela presença de hidrogênio sulfuroso, ambos preconizados no tratamento de doenças de pele e reumáticas.

TURISMO ECOLÓGICO

ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DE MASSAMBABA
Trecho de Mata Atlântica, ligado ao mar por extensa área de restinga, com um rico ecossistema. Lá podem ser vistos micos-leões-dourados. 

CACHOEIRAS DA SERRA DO RONCADOR
São seis cachoeiras de beleza incomparável, localizadas em local plenamente preservado. O acesso é feito através de trilhas com dificuldade moderada, sendo necessário acompanhamento de guias. 

SERRA DE MATO GROSSO
Coberta pela Mata Atlântica, oferece diversas trilhas excitantes, com fontes de águas cristalinas e privilegiado visual do mar e das lagoas. 

QUEDA D’ ÁGUA DO TINGÜÍ
Dentro da mata a paz e a tranqüilidade da natureza. Um banho de cachoeira ideal para o lazer em família. 

TRILHA DA APA
Passeio de cerca de 20 min dentro da Área de Proteção Ambiental, cortando a reserva de lado a lado.

TRILHA DA LAGOA VERMELHA
Área próxima ao mar em estado selvagem. Uma caminhada em torno da Lagoa vermelha é feita em cerca de 2 horas, incluindo visita a salina, limite com a Lagoa de Araruama. 

TRILHA DO ALTO TINGUÍ- CACHOEIRA
Extensão da Trilha do lago de Água Mineral. Pegasse uma nova trilha um pouco antes de chegar ao lago, caminhasse mais 3 km até a queda d´água. Passeio no alto da Serra com visão deslumbrante para os mais desbravadores. 

TRILHA DO LAGO DE ÁGUA MINERAL
Trilha de alto grau de dificuldade. São cerca de 8 Km de trilha muito íngreme, com vários despenhadeiros. Ideal para turismo de aventura. Após a subida o maravilhoso visual recompensa aos mais aventureiros. 

TRILHA DOS GOONIES
É toda em aclive, com trechos de dificuldade acentuada. O percurso dura cerca de 2 horas em meio a Mata Atlântica. Ação para os desbravadores, oferece um dos visuais mais bonitos do município. 

RAMPA DO PEPÊ – VÔO LIVRE
Uma das melhores do Brasil, com excelentes condições para decolagem e várias opções para pouso seguro. O visual … encantador.

WINDSURF

Na Lagoa de Araruama é promovido o esporte.

TURISMO ARQUEOLÓGICO

MUSEU DO SAMBAQUI DA BEIRADA: Os amantes da arqueologia são atraídos a Saquarema pelos Sambaquis de Manitiba, Pontinha e Beirada. O Sambaqui da Beirada, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, encontra-se em excelentes condições de visitação. Tanto para pesquisa científica, quanto para o turismo. É um museu a céu aberto. Está devidamente cercado e preservado, acolhe turistas e estudiosos uma vez que lá estão expostos ao público, nos locais onde foram encontrados, três esqueletosde habitantes pré-históricos. Horário de visitação: quartas, quintas e sextas das 13:00h as 16:00h. Sábados e Domingos das 9:00h às 16:00h

TURISMO URBANO

CASA DE CULTURA
Construída em 1800, foi o antigo prédio da Prefeitura e Câmara Municipal. Hoje abriga diversas exposições de arte e artesanato.
Horário de visitação: De segunda a sexta das 9:00h as 17:00h 

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO VÔLEI BRASIL
Em setembro de 2001, a prefeitura de saquarema cedeu a Confederação brasileira de Voleibol (CBV) o terreno situado em Barra Nova, entre o mar e a lagoa. A partir daí e com recursos próprios aliados a ajuda do Ministério dos Esportes, a CBV investiu R$ 6 milhões no projeto do maior e mais moderno centro de voleibol do mundo. O Centro conta ainda com o Museu do Vôlei. Horário de Visitação: Segunda a sexta de 8:00h as 17:00h. Sábados e domingos das 8:00h as 15:00h

CEMITÉRIO
Localizado atrás da Igreja Matriz, projeta-se do penhasco sobre o mar. Só existe um similar na França em St Tropez. Visual privilegiado, visitação obrigatória. 

FEIRA DE ARTESANATO
Tradicional há muitos anos em Saquarema a feirinha está de cara nova. No segundo semestre de 2006 os artesãos ganharam novas barraquinhas. Os camelos e as barraquinhas de comida também ganharam novos espaços.
Funciona finais de semana e feriados na época baixa e diáriamente no verão a partir das 18:00h. 

MIRANTE DA SANTA CRUZ
Local de maravilhosa paisagem e importante marco da fé.
Hor ário de Visitação: De segunda a sexta das 9:00h ás 11:00h e das 12:30h às 17:00h. 

TEATRO MÁRIO LAGO
Com 160 lugares, apresenta sempre espetáculos de teatro e de dança. A Salarte, integrante do complexo, é uma sala de exposições para Artes Plásticas.
Horário de visitação – Salarte:das 9:00h as 12:00h.

TEMPLO DO ROCK
Iniciativa do cantor SERGUEI, celebridade dos anos 70 e morador de Saquarema. Dispõe de grande acervo de fotos e objetos do cantor e outros roqueiros famosos.
Horário de visitação: após as 14h 

TURISMO RELIGIOSO

A IGREJA MATRIZ DE N. SRA. DE NAZARETH

Conta a história, que dia 8 de setembro de 1630, foi encontrada por um pescador, no alto do outeiro à beira mar, uma imagem de Nossa Senhora de Nazareth.

Anos depois, foi construída no mesmo local uma capela em homenagem a Virgem. E a freguesia de Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema, teve origem justamente a partir desta pequena capela, edificada em 1662.

Em 1675, a capela foi substituída por um templo maior, construído de pedra e cal, posteriormente arruinado pelo tempo.

A atual Igreja Matriz, teve o início de sua construção em 1820, tendo sido concluída em 1837.

Todos os anos, no dia 8 de setembro, é festejada a Festa da Padroeira da Cidade, recebendo a visitação de milhares de romeiros de todo o Brasil. Horário de visitação: Todos os dias de 9h às 11h e de 14h às 17h

GRUTA DE LOURDES
No mesmo roteiro onde encontra-se a Igreja Matriz, há também a Gruta de Lourdes, formando assim um belo conjunto arquitetônico, religioso, turístico e paisagístico.

A imagem da Virgem foi colocada na gruta, devido a grande semelhança do local com a gruta onde houveram as aparições em Lourdes, na França.

INFORME-SE NA POUSADA SOBRE EXCURSÕES LOCAIS E AS PRINCIPAIS CIDADES DA REGIÃO, TRANSFER DO AEROPORTO, LOCALIZAÇÕES, ALUGUEIS DE PRANCHAS E BICICLETAS E PASSEIOS DE BUGRE.